As datas comemorativas revestem-se de importância por representarem o esforço de se manter vivo na memória coletiva algum acontecimento, evento ou homenagem com certa relevância social. Geralmente, as datas mais significativas dentro da cultura da região são instituídas pelo Estado e incluídas em um calendário oficial.
Durante os seus mandatos como deputado distrital, Raimundo Ribeiro incluiu algumas datas comemorativas e eventos no calendário do Distrito Federal. Em 2008, Ribeiro apresentou o Projeto de Lei (PL) de n.º 1020/08 para incluir a festa “O Piauí é Aqui, no Coração do Brasil”, destinada a comemorar o aniversário do estado do Piauí. Os piauienses representam mais de 21% da população do DF. Mais de 450 mil habitantes piauienses estão radicados na capital do país, compondo a 3ª maior comunidade na cidade.
Em 2009, o parlamentar propôs o PL 1452/09 para incluir a festa “A Volta aos Anos 80”, realizada anualmente nos meses de abril e setembro. A primeira edição, das mais de 40 realizadas, aconteceu em 11 de outubro de 1995. É a maior festa de flashback de Brasília e do Brasil com público médio de seis mil pessoas por evento.
Ribeiro também apresentou proposta (PL 1451/09) para incluir o evento “Pelada do Marreta”, que acontece anualmente em dezembro. A “Pelada do Marreta” acontece desde 1978 na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a finalidade de promover a confraternização de ex-atletas com jogadores de futebol de Brasília que passaram a defender grandes agremiações em outros Estados e até no exterior. O sucesso do evento foi tão grande que se estendeu para outros clubes, como Minas Brasília Tênis Clube, Iate Clube, ASEEL, Clube Unidade Vizinhança da Vila Planalto, Associação do Banco Regional (ABR), Associação dos Magistrados de Brasília (AMAGIS-DF) e Art Telebrasília.
O evento “Brasília Capital Fitness” também foi disposto em proposição (PL 1378/09 e PL 240/15) de Raimundo Ribeiro para inclusão na agenda distrital. Realizado anualmente em setembro, o evento fomenta o crescimento no setor de saúde, esportes e fitness. Com um público de 70 mil pessoas, o evento acontece há mais de 20 anos no DF.
Prestigiando o trabalho de todos os garçons do DF, Ribeiro apresentou a PL 1290/09 para estabelecer o dia 11 de agosto como a data oficial de celebração desta profissão. No mesmo ano, o deputado também propôs o PL 1166/09 para instituir o dia da prática de atividade física orientada por profissional de educação física, a ser comemorado no dia 01 de setembro.
Em 2010, Raimundo Ribeiro apresentou o PL 1526/10 para definir o dia do técnico Penitenciário no âmbito do Distrito Federal, a ser comemorado anualmente no dia 10 de fevereiro. Com o PL 1543/10, o distrital propôs a inclusão do evento “A Festa do Seu João”. A primeira festa foi realizada em junho de 2002, sendo a maior festa junina de Brasília. O evento acontece há quinze anos, com um público médio de 20 mil pessoas por edição e ambientes diversificados.
Prestigiando o público nordestino, Ribeiro apresentou proposição (PL 1557/10) dispondo sobre a inclusão do evento “São João do Repente na Casa do Cantador”. Todo ano a festa é realizada em junho na cidade de Ceilândia, e divulga a diversidade cultural do nordeste para toda a população do DF. A primeira aconteceu em 2008 e o público por edição é de aproximadamente 345 mil pessoas.
No mesmo ano, Ribeiro ainda homenageou o propagandista e vendedor de produtos farmacêuticos, incluindo, por meio do PL 1566/10, a data oficial da celebração desta profissão, no dia 14 de julho. Com o PL 1581/10, Raimundo tratou da inclusão do evento “1UP! Jogos Digitais e Animação Japonesa”. Este é um evento sócio cultural multitemático que surgiu para proporcionar interatividade e inclusão digital aos jovens e adultos do DF, com foco nos jogos digitais e animação japonesa (vulgo anime).
Em 2016, o deputado distrital apresentou o Projeto de Lei de n.º 1372/16, para homenagear anualmente o advogado criminalista, no dia 2 de dezembro. Em 2017, o parlamentar apresentou o PL 1538/17 para celebrar o dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do DF, em 09 de outubro. A Fraternidade desenvolve atividades de caráter social, cultural e filantrópico, colaborando em defesa dos bons costumes e da formação da família. Por fim, Raimundo Ribeiro apresentou o PL 1545/2017 que dispõe sobre a consolidação das datas comemorativas, eventos e feriados do Distrito Federal e institui o Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal.